quarta-feira, outubro 10, 2007

Uma em várias...

Resposta à quem pergunta quem sou eu:

"Vive dentro de mim, uma cabocla velha, de mau olhado, acocorada ao pé do borralho, olhando para o fogo.

Benze quebranto. Bota feitiço... Ogum. Orixá. Macumba. Terreiro. Ogã, pai-de-santo...

Vive dentro de mim a lavadeira do Rio Vermelho. Seu cheiro gostoso de água e sabão. Rodilha de Pano. Trouxa de roupa, pedra de anil...

Vive dentro de mim a mulher cozinheira. Pimenta e cebola. Quitute bem feito. Panela de barro. Taipa de lenha. Cozinha antiga. Toda pretinha. Bem cacheada de picumã. Pedra pontuda. Cumbuco de coco. Pisando alho-sal...

Vive dentro de mim a mulher do povo. Bem proletária. Bem linguaruda. Desabusada. Sem preconceitos. De casca-grossa, de chinelinha e filharada...

Vive dentro de mim a mulher roceira. Enxerto de terra. Trabalhadeira. Madrugadeira. Analfabeta. De pé no chão. Bem parideira. Bem criadeira. Seus doze filhos. Seu vinte netos...

Vive dentro de mim a mulher da vida. Minha irmãzinha... tão desprezada, tão murmurada. Fingindo ser alegre. Seu triste fado... Todas as vidas dentro de mim.

Na minha vida, a vida mera das obscuras!"

(Cora Coralina)

Nenhum comentário: