terça-feira, janeiro 08, 2008

Terapia do sol

Raras são as pessoas que não conseguem mudar de opinião, na vida. O que alguém escreve hoje, já não será igual - com cerveja ou sem - ao que foi registrado há 10 ou 20 anos atrás. E não é preciso ser ou assumir a postura de uma metamorfose ambulante, pra explicar o motivo de não se ter o mesmo pensamento de alguns anos atrás. Estava relutando pra não citar Nelson Rodrigues, mas já citando - e indo um pouco adiante - mais burro do que ser unânime é persistir na teimosia. Às vezes, até que cabe um esqueçam tudo que eu falei... Vá que você resolva se candidatar a um cargo político...
Mas, todo este disse-que-me-disse-o-que-já-nem-sei- o-que-disse, é só pra lembrar das coisas que foram verdades, em alguma época deste mundinho e agora enveredaram ( ou estão em processo), para o cruel mundo das mentiras... Por exemplo, antigamente, o assassino que fosse julgado e condenado, era preso. Pelo menos por uns dias. Hoje, nem isso... O corrupto pego em flagra, ia pra cadeia. Pelo menos, por uns dias. Hoje, nem isso... Quando criança, tomar leite, era essencial. Hoje, pode dar problemas. Café preto fazia mal, na época da minha mãe. Hoje é até bom pra cabeça... Tatuagem então, era coisa de marginal! Um "ser" de família poderia ter umazinha... bem pequeniiiiiinha e escondidinha... Hoje?

E por aí vai. Antibiótico se tomava com leite...Pasta de dente era um ótimo remédio pra colocar em queimaduras.... E álcool, bah, nem pensar. O melhor era evitar! Agora, médicos recomendam uma taça de vinho, diariamente no almoço, pra prevenir enfartes... Diante de tudo isto, cada vez que alguém me condenava por tomar sol ou, principalmente, quando se aproximavam os meses das férias eu sempre falava, só esperando o dia que alguém da área vai confirmar: o sol faz bem à saúde!

Pois, foi dito e feito! Um estudo publicado nesta semana, pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, sugere que é melhor se expor ao sol, do que se esconder dele. De acordo com a "descoberta", os benefícios com a produção da vitamina D, protege à vários tipos de câncer, como de mama. Ou seja, suplantam os riscos associados ao possível câncer de pele!

Claro que os fabricantes de bronzeadores vão chiar. E gastar em campanhas milionárias pra contra atacar. Nada que o custo fique em desvantagem, diante do benefício. Na verdade, cada pessoa sabe onde mais lhe aperta o sapato... A sua consciência... O seu modo de vida... A sua dor nos ossos...

E, viva o sol!