segunda-feira, setembro 11, 2006

Votar...Exercício difícil...

Final de tarde e os ratos de praia mais conhecidos se juntam numa rodinha, na Praia do Futuro. O vôlei ainda corre solto, neste turno. Hoje, com a "condescendência" para agregados. Estrangeiros e nacionais. Alemães, italianos, suíços, paranaenses, gaúchos, paulistas, que aproveitaram o feriadão. É sempre assim. Quem pode... gasta. Quem não pode... "dança" com o Faustão. E as caravanas ( o que a Globo não faz...), passam, com suas bandeiras partidárias. Vermelho ( de vergonha). Amarelo e azul ( de vergonha). Sem trio elétrico, no silêncio passivo, poluíndo apenas o visual. Barulhento, somente o avião do contra, carregando uma faixa de incentivo ao voto em branco ou nulo.
Adivinha? Cenário pronto pra deixa. "Taí a minha solução", gritou o vendedor de côco. "Não adianta, isto é pra abestado!" - respondeu o jornalista. "Já que não tem jegue, eu vou de burro", anunciou um senhor de barba. "O Lula é o que resta", falou o empresário. "O Lula... Você?... responderam vários. Ante a surpresa geral, ele ponderou que o Presidente era o único com carisma. Tem cara saudável, de quem não passa trabalho. Esbanja saúde. A pele tratada, como a da Regina Duarte na novela. Corpo "fininho, como inglês gosta e não tem vergonha de aplicar botox. "Ou você prefere um contabilista, que tem os números e projeções na ponta da língua, pronto pra castigar quem não faz a lição de casa?"
"Bem melhor. Um professor! Com bons modos, bons costumes, português correto. Fino, " argumentou mais um. "Nada disso, quem tá com tudo é a Helô. Brigona, inteligente, despojada e raçuda. A primeira coisa que ela vai fazer, pode escrever, antes de reclamar do parco orçamento deixado pelo ex, é nacionalizar as grandes empresas e expulsar os estranjas, como fez o seu queridinho Evo Morales", disse a psicóloga do grupo. "Só se mudar os óculos, fazer uma chapinha no cabelo, colocar um salto, um vestido, umas pintas..." "Ah, e retirar a ação que ela impetrou na justiça, contra a então candidata à prefeitura de Maceió, na última eleição, por conduta sexual incompatível, já que a mesma havia assumido a sua homossexualidade", provocou outra.
"Taí, óh, eu não falei, o Lula, pelo menos, não tem como assustar mais", falou o empresário. "Então não vota, é mais lógico", insistiu mais um defensor da tese. "Ei, será que o Bin Laden vai sair da toca..." " Vamo na deira?"