quinta-feira, julho 10, 2008

Alta Temporada

Os turistas, ainda branquinhos e fora de forma, que já fazem parte do cenário praiano destas bandas, pararam maravilhados pra esperar a jangadinha aportar na beira do mar.

Uochington, assim mesmo que se escreve, segundo ele próprio diz que foi registrado, há quase 20 anos, lá pros "costados" de Aracati, custou a acreditar na "ruma" de gente à sua frente. Olhou pra trás, ninguém se afogando...

- Macho... é eu mesmo - pensou com sua desbotada camiseta. Se soubesse desta recepção, teria ficado mais tempo no quase "alto mar" e enchido a tralha de pescado.

A tralha, é uma mini-jangada. Que só cabe ele mesmo e uma cesta pequena, onde coloca os peixes. Podia vender pelo dobro. Ou quem sabe o triplo. Mesmo assim, ele fez a festa, com seus peixes pingados, diariamente reservados aos moradores do bairro. Que hoje, ficaram sem.

- Podia faturar mais - alguém o lembrou, quando o povaréu se foi. Se cobrasse pelo direito de imagem, em função das inúmeras fotos que tirou, ao lado dos turistas.

- Cumé? E pode isso, é? - Perguntou interessado... - Seja que diabo de direito esse, amanhã vou melhorar a carga. Daqui pra frente, tudo é lucro - falou pro vendedor de côco, seu ex- vizinho de barraco. Hoje, ele mora numa casa de alvenaria, em um terreno invadido, que já tá vendendo por "15 mil real". Resultado do trabalho das três carrocinhas, espalhadas ao longo da praia.

O côco aumentou, ontem. Sem aviso prévio. De 1 real e 50 pra 2 e 30. Um caso de superfaturamento. Sem alarde. O pessoal de fora ainda acha barato. Cinquenta por cento! O queijo assado também. A cerv.......... iiiche!!!!

A alta temporada começou com o vento forte, característico da região. Bom tempo pra frescobol. Futebol. Handebol. Furtobol... Crianças alegres, brincando com energia redobrada. Cachorrinhos felizes com a abundância de pés diferentes...

Acho que vou diminuir as minhas caminhadas. Então... do limão, parto pras limonadas... É bom também!