terça-feira, outubro 30, 2007

A escritora que ousa reagir

Nos meus tempos de ginásio, (ginásio... putz, mas é isto mesmo), aluna do glorioso Instituto de Educação de Porto Alegre (um prédio charmoso, construído nos padrões arquitetônicos clássicos - lembra um palácio grego-romano ), tinha uma colega iraquiana, que seguia rigidamente os padrões de seu país. Eu não entendia como, apesar de estar no Brasil, sendo uma das melhores alunas, até em português, convivendo com adolescentes pra lá de malandras, se mantinha fidelíssima às tradições culturais de sua terra.


Submissa ao extremo, ela fugia de opinar sobre qualquer questionamento político. Tá certo, que a época era de ditadura militar. E com raríssimas exceções, a turma se mostrava alienada nestas questões. Por pura falta de informação mesmo.


Não sei que fim levou Haajad. Mas me lembrei dela, ao ler, à pouco, a entrevista de uma escritora somali, Ayaan Ali, que me lavou a alma. E me encheu de esperanças. Acho que pelo menos as mulheres daquela região, estão começando a reagir contra a opressão provocada por dogmas religiosos.


Entre as críticas ao fundamentalismo religioso islâmico, ela condena a perpetuação de uma cultura que provoca atraso a cada geração. No seu livro "Infiel", ela conta as torturas que passou devido ao fanatismo religioso, inclusive a ablação da genitália - como forma de purificação da mulher - até a casar contra sua vontade.


Fugiu pra Holanda, onde foi deputada, e é claro, vive sob proteção policial, devido a perseguição de seus conterrâneos, que a ameaçaram de morte, por "ousar" desrespeitar as leis do Islã e defender a igualdade das mulheres. E não tem medo das críticas. Ela ressalta que a intransigência de seu povo torna-o mais retrógado, afundando cada vez mais na sua ignorância, pois não admite sequer qualquer discussão sobre o alcorão, que como a bíblia, foi escrito num contexto e em épocas diferentes.


Salve Ayaan. Apesar de pertencer à um pensamento muito minoritário, ela não desiste. Em um mundo de cegos, quem tem um olho...xiiiiiiiii, vê muito...