sexta-feira, agosto 18, 2006

O estagiário
Caminhando pela praia, nesta manhã maravilhosa de sol, fui abordada - educadamente - por um moço, cerca de 19 anos, com um questionário na mão, me perguntando sobre hábitos e preferências alimentares. Era para uma agência de publicidade, que entre outras coisas, estava colhendo subsídios para a campanha de lançamento de um novo produto no mercado. As perguntas, no total de 10, até que foram bem rapidinhas. Não doeu. Não perturbou o meu trajeto. E o moço ficou agradecido: "em quase três horas de trabalho, este foi o segundo relatório que consegui concluir. Estagiário sooooofre", disse ele.
"E cooooomo!" Respondi, complementando - pra dar um alento e uma injeção de ânimo, no "pobre trabalhador" - ser a atividade muito importante não só na vida profissional, como na prática. E fiquei pensando, na retomada de minha caminhada, nos tempos de meu estágio, ainda no primeiro ano da Faculdade de Jornalismo, na Televisão Piratini, de Porto Alegre, onde até colocar comercial no ar - aprendi.
Mas tive sorte de sair ilesa das gozações de colegas. Como por exemplo, a busca de uma câmera ( naquela época, década de 70, imensas) e... de ônibus, no outro lado da cidade, como fizeram com outras estudantes de comunicação. Só pra não apagar a fama, me lembrei ainda, de uma piada entre amigas: era dia do aniversário de 40 anos de uma conhecida advogada. Ela acorda feliz, esperando os abraços dos filhos e do marido. Nada. Ninguém toca no assunto. Toma banho, se arruma e vai para o trabalho, achando que vai receber uma surpresa. Nada. No meio da tarde, um convite para um chope com um colega. É a vingança, já que ninguém lembrou do seu niver, pensou. Durante o dito, no barzinho próximo do trabalho, um convite para o apartamento dele, mais aconchegante. Eles chegam. Ele tira o paletó. "Pode tirar a camisa, que eu não me importo", arriscou, meio tímida. Ela vai ao banheiro e coloca o roupão, atrá da porta. Ele apaga a luz e insinua : "vem mais pra perto, senta aqui". Quando ela chega, ele levanta, subitamente, acende a luz e um monte de gente, marido, filhos, amigos cantam o parabéns. Rapidamente, ela olha ao seu redor e vê uma mulher quase nua, deitada no sofá e grita: "estagiário só faz merda!".