quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Hilary. A primeira mulher

O que sempre me encucou com a política norte-americana é que durante todos estes anos de democracia e outras tantos de feminismo, país o qual foi precursor, nenhuma mulher, até hoje, assumiu a presidência.
Me lembro de uma candidata... Geraldine, parece ser esse o primeiro nome, também do partido democrata, que estava bem cotada na parada, até a imprensa bisbilhotar a sua vida familiar e descobrir os podres do marido, sonegador do imposto de renda.
Bem o companheiro da madame Hilary, os americanos já conhecem. E que gosta de pular a cerca, especialmente com estagiárias, já faz parte do folclore tio Sam.
Novidade seria, nesta altura do jogo, a descoberta de alguma ex-secretária amante de dona Hilary, recalcada por um certo desprezo sentimental, denunciar algum deslize financeiro da suposta companheira...
Independente disto, o tabu ou mesmo o preconceito, podem cair agora, com ela sendo eleita. Mesmo tendo pela frente uma enorme montanha de simpatia, carisma e juventude, que é o tal do Barak Obama!
Vamos encarar, o cara é bom mesmo e tem tudo que os Estados Unidos estão precisando pra levantar a moral da galera manchada por tantas guerras e hipocrisias: negro, jovem, educado e... destemido. Assumiu, antes dos boatos, que foi usuário de maconha na adolescência (sic). Ah, e politicamente correto.
Mesmo com todas estas qualidades, ainda torço pra Hilary. Obama, como diz a minha irmã no jogo de baralho, será guardado pro futuro.