terça-feira, setembro 15, 2009

Tempo esgotado!

Não tinha jeito de doente. Apesar de seu aspecto triste e amarelado. Era pequeninha, em comparação com as outras muitas e grandonas, que faziam parte de seu cotidiano. Sabe-se lá, há quantos anos! Teria sido a chuva ou o vento da madrugada? O certo é que ela não resistiu à noite anterior.

Será que pediu socorro? Quem a ouviria, na rua pouco movimentada de gente e repleta de carros apressados? Ou aguentou resignada o destino urbano que lhe foi dado. Aspirando fumaça e poluição? Parecia jovem entre centenárias... Teria filhos? Teria pais? Avós? Qual sua origem?
Mas tinha história. Com certeza! Guardadas na natureza. Quantos beijos presenciados... Quantos amores feitos e desfeitos, num pequeno percurso entre as calçadas e os prédios?

Não viu, aposto, crianças correndo suadas, lambuzadas de areia, jogando bola... A zona não permitia esse tipo de liberdade. Nobre e com edifícios cercados por todo tipo de aparelhos de segurança. Além disso, era de outra geração. A da infância muito ocupada. Com cursos e jogos eletrônicos como lazer.

Assaltos. Alguns, deve ter observado. Testemunha ocular de planejamentos estratégicos. Vigilância programada. Desfechos previsíveis... No silêncio da rua, onde só as máquinas tem direito.

Hoje cedinho ela não assistiu os rotineiros barulhos dos portões das garagens se abrindo pra pulsação da vida. Nem a chegada dos milhares de funcionários na direção de mais um dia de trabalho em seus respectivos prédios.

Estava caída. Inerte. Ocupando metade da calçada, da rua José Galante. Sozinha. Sem ninguém pra lamentar a sua falta. Mais tarde, será retirada por um caminhão da prefeitura. Nos próximos dias, será lixo ou carvão.