quarta-feira, junho 25, 2008

Serenidade e caráter

Entre os momentos mais gratificantes de minha vida de repórter em Brasília, era quando ia cobrir alguma matéria da qual a dona Ruth Cardoso - era assim que ela gostava de ser chamada - estava presente. Fazia bem à alma. Não só pela sua discreta elegância paulista no vestir ( e sempre me lembrava da Rita Lee, quando a via). Rosto firme, quase tomado por grandes óculos, que escondiam olhos escuros e... sedutores. Mas pela serenidade. Sua grande aliada na trajetória pública e privada.

Ignorava com altivez as fofocas previsíveis. Não por feminismo, no qual foi uma das precursoras, ao fundar um instituto sobre o tema, na USP. Sem demonstrar a fraqueza de esposas dominadas, enfrentou com doçura deslizes quase inocentes do marido Presidente. E foi assessora de peso de FHC, desde a época em que era senador.

- Temos nossas divergências, muitas vezes, no campo político e pessoal, mas nada que comprometa nossa harmonia - declarou certa vez numa longa entrevista tipo ping-pong, que fiz com ela, para o Jornal de Brasília, na época de primeira-dama. Em determinados assuntos, alguns políticos preferiam a visão dela: - agora só sigo ordens da dona Ruth, costumava dizer o então ministro José Serra.

Com serenidade, sorriu docilmente, ao ouvir agressões verbais, de uma carola, que protestava fanaticamente contra o aborto, em 1997. Foi na saída de uma reunião com a bancada do batom, como eram conhecidas as mulheres parlamentares, em uma das comissões da Câmara. Firme nos argumentos, dona Ruth defendeu a aprovação da lei que regulamenta a realização de abortos legais em hospitais públicos. Mesmo sabendo que receberia uma enxurrada de protestos dos padrecos considerados autoridades religiosas deste país.

Com a mesma serenidade e simplicidade, deixava fluir o seu humor: - só se eu também entrar na fila, aceito o chá que você tá oferecendo - disse ela baixinho, durante uma reunião do Comunidade Solidária, entre parlamentares e jornalistas, na lanchonete do Ministério das Relações Exteriores.

Com serenidade, a professora Ruth Cardoso, personificou as palavras dignidade, discrição e caráter. Aliás, como foi a sua morte.