sexta-feira, novembro 24, 2006

Protetor Solar Gratuíto

Enquanto uns se divertem, outros trabalham...Todo dia, um grupo grande de funcionários da prefeitura invade a praia pra fazer uma limpa. No bom sentido. Quer dizer, desde que a prefeita Luiziane Lins, que por incrível que pareça é do PT, assumiu aqui por estas bandas.
Sério. É limpeza geral. Retiram papéis soltos, sacos e copos plásticos, palha de milho, garrafas, pedaços de plantas trazidas pelo mar e até seringas, muito frequentes após algum show de roch. A grande quantidade de lixo é porque, além da falta de educação de muitos, existem poucas lixeiras espalhadas pela areia.
Falo em invasão, porque a turma de homens e mulheres se parecem mais como integrantes de um exército de outra galáxia. Usam chapelões improvisados, que tapam não só suas cabeças como todo o rosto, deixando só os olhos à mostra. Os macacões tapam o resto do corpo. Que tortura!
A cena, que deve ser frequente em todas as praias brasileiras - ou pelo menos deveria - só vem comprovar a tese popular de que a proteção solar precisa ser tratada pelas autoridades como um caso de saúde pública. Principalmente aqui no nordeste, onde o sol é figurinha comum o ano todo.
Há vários anos que ouvimos, em cada início do verão - e durante toda a estação - a mesma história: não esqueeeeeeeeçaaaaaaaaaaa o protetor solar........... Cuiiiiiiiiiidaaaaaaaaaado com o câncer de pele. É mãe. É irmão. É amigo. É programa de televisão. É matéria de jornal. É propaganda de bronzeador. Tudo repetido. Ano após ano, botando em suspeita toda a criatividade da mídia.
Pode ser proposital, quem sabe. Não acredito na contaminação de toda a imprensa. A verdade é que ninguém até hoje se preocupou com o outro lado da questão. Num país tropical, com mais da metade da população considerada miserável, como será possível a uma família comprar um protetor solar, cujo preço mais baixo está em torno de R$ 10,00? O que se conclui que há anos - como de fato demonstram as pesquisas - o povão está morrendo mais de câncer, do que de fome.
Quando a mídia vai reagir? Quando o Bial vai gravar mensagem de final de ano, exigindo passe protetor solar gratúito, exija protetor solar gratúito, não esqueça de protestar para obter o seu bolsa protetor solar.